Como é a mecânica do Blockchain?

Entenda a mecânica do Blockchain

A principal mecânica da rede é que ela não centraliza todas as informações em um único ponto. Assim, milhares de computadores ao redor do mundo, armazenam essas informações.


Cada um desses computadores possui uma cópia completa do banco de dados, o que torna as informações nele contidas seguras e confiáveis. Afinal, não existe apenas um ponto de ataque.


Um hacker, portanto, não conseguirá invadir a central, roubar todas as informações da rede e modificá-las. Cada computador da rede possui um registro de informações. Se você modificar um banco de dados, sabe o que acontece? Ele é expulso da rede. Interessante, não é?

Pessoa para pessoa. Esta é a tecnologia Blockchain. Todas as decisões sobre a rede blockchain, desta forma, são tomadas por consenso de maioria simples. Democrático e eficiente contra a fraude. As informações só são aceitas como legítimas na rede, com o consentimento da maioria simples.


Agora você deve ter pensado: mas como esses blocos conseguem entrar nesta discussão? Como eles podem debater rapidamente a legitimidade de um computador e expulsá-lo dele?


Eu explico.

Essas informações são armazenadas em blocos e cada bloco contém as informações inseridas. O resumo disso é conhecido como Hash. Se você demonstrasse matematicamente o conteúdo de um bloco, a fórmula seria a seguinte:

Informações + Hash de bloco anterior + Hash de bloco posterior

Quanto mais informações são transmitidas, mais tempo elas ficam na fila e aguardando para serem inseridas em um bloco.

O hash do próximo bloco a ser criado deve ser igual ao hash do bloco anterior, e quando isso acontece, a mágica acontece.

Os dois blocos se conectam tornando-se dependentes um do outro. A dependência é tal que um bloco não pode ser modificado sem o consenso de toda a rede.

Este artigo foi útil?

1 de 1 gostaram deste artigo

Ainda precisa de ajuda? Envie-nos uma Mensagem